Mobilização de estudantes permite 2º turno em Cascavel

Luiz Carlos | Folha de São Paulo | Uma mobilização de estudantes que tiraram título de eleitor pela primeira vez ajudou a cidade de Cascavel (498 km de Curitiba) a se credenciar para ter segundo turno nas eleições deste ano.

Ao todo, 3.885 estudantes da cidade já aderiram a uma campanha de participação cívica e fizeram o título eleitoral neste ano. Com isso, a cidade atingiu 200 mil eleitores, número que torna obrigatória a eleição para prefeito em dois turnos, caso nenhum candidato tenha maioria absoluta no primeiro turno.

A campanha "Aluno Cidadão", da Secretaria da Educação do Estado e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), quer incentivar jovens de 16 a 18 anos a fazer o título eleitoral.

Com apoio de escolas públicas e particulares, teve grande adesão na cidade.

Nesta quinta-feira (29), cerca de 300 estudantes, muitos com os rostos pintados de verde e amarelo, procuraram o fórum eleitoral em busca do documento.

O estudante Mateus Souza da Luz, 16, recebeu a senha número 149, que fechou o eleitorado em 200 mil. Colegas comemoraram quando o rapaz foi chamado pelo painel eletrônico.

"É uma alegria ser o eleitor 200 mil e saber que as disputas eleitorais deverão ter um nível mais elevado e comprometido", disse Luz.

A mobilização continuará até 9 de maio, data limite para que o eleitor faça ou transfira o documento.

Cascavel será o quinto município paranaense e o 83º do Brasil a ter direito de escolher o prefeito em segundo turno.

Segundo números do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em janeiro havia pelo menos outras seis cidades brasileiras com possibilidades reais de atingir 200 mil eleitores até 9 de maio.

São elas: Limeira (SP), Governador Valadares (MG), Santa Maria (RS), Itaquaquecetuba (SP), Paulista (PE) e Santarém (PA), que possuíam, cada uma, mais de 190 mil eleitores

Comentários

Postagens mais visitadas